Publicado em 1971, O caso Bensadon - relato da destruição de uma família, sobre o assassinato de uma dona de casa por policias, na periferia de São Paulo, foi, segundo Marcos Faerman, um trabalho singular em sua trajetória profissional.

Com o aval de seus chefes para pesquisar sobre o crime por quanto tempo fosse necessário, ele pôde dedicar-se à investigação por um mês e chegar aos culpados do homicídio. Segundo Faerman: Eu não acredito na eficácia assim, de causa e efeito do jornalismo. Às vezes isso acontece, mas a história da reportagem não é uma sucessão de Watergates.

O Caso Bensadon foi uma das reportagens escolhidas por Marcos para integrar a coletânea Violência e Repressão, publicada em 1978 com os repórteres Fernado Portela e Percival de Souza.

Foi, também, uma das reportagens estudadas por Sandra Regina Moura em sua dissertação de mestrado Narrativa Jornalística - Uma leitura das reportagens de Marcos Faerman para o Jornal da Tarde (Universidade Federal da Bahia, 1995). No trabalho, Sandra analisa a maneira como Marcos Faerman utiliza recursos da literatura (como flashback, linguagem figurada, construção de personagens, entre outros) para construir um texto de não ficção.

Leia mais sobre O caso Bensadon - relato da destruição de uma família no texto Marcos Faerman: Jornalismo, Literatura e Verdade, do poeta e ensaista Claudio Willer (2015).