Em 1986, Marcos Faerman escreveu 35 reportagens para o JT. Dentre elas, o comovente texto Onde estão os nossos pais, sobre crianças que, perdidas ou abandonadas, são levadas para a Febem e lá permanecem, esperando pelos familiares e por adoção.

No mesmo ano, a partir da leitura dos nove volumes das aventuras de Sherlock Holmes, produziu o texto Uma entrevista (imaginária) com o dr. Watson, personagem que narra as histórias do famoso detetive inglês, para o Caderno de Programas e Leituras.

No aniversário de 50 anos da Guerra Civil Espanhola, entrevistou o tenente aviador José Gay da Cunha, que lutou, ao lado dos republicanos espanhois e de milhares de voluntários estrangeiros, contra a tomada do país pelo general Francisco Franco. Em Um brasileiro na guerra espanhola, Marcos conta a jornada de Gay da Cunha, que, aos 19 anos, participava de batalhas no interior do Rio Grande do Sul, nos anos 30 participou da Intentona Comunista e de combates na Espanha, onde chegou a comandar a 15a Brigada.